Saúde Mental também Emagrece!

Captura de tela 2016-02-22 07.01.30Comer mais ou engordar mais pode estar relacionado com estresse. Existem diversos estudos mostrando que o estresse a longo prazo pode danificar a defesa do seu corpo e também contribuir para o aumento do ganho de peso. Foi identificado que pessoas mais estressadas apresentavam medidas maiores na cintura e gordura abdominal quando comparadas com as que tinham uma saúde mental mais equilibrada.

            O estresse desregula a produção de diversos hormônios como insulina cortisol e adrenalina, aumentando a fome, atrapalhando o sono e isso gera um ciclo vicioso de mais estresse e mais problemas para o seu corpo, que fica com os hormônios desequilibrados.

            E como conseguir ficar melhor neste aspecto e sentir-se bem com o corpo?

            Cada indivíduo desenvolve ao longo da vida um perfil de comportamento alimentar e autocontrole. Por isso, apesar de existirem inúmeras dietas modernas e formas prontas oferecendo a possibilidade de um corpo ideal, nem sempre o que deu certo para um funciona para você.

            Um profissional da saúde mental pode ajudar a mapear melhor quais os aspectos da personalidade que influenciam na dificuldade em equilibrar a sua saúde física e atingir um peso que garanta uma autoestima adequada e o bom funcionamento do organismo como um todo.

            Vamos pensar nas seguintes questões:

                        -Por que eu quero emagrecer?

                        -Por que eu NÃO consigo emagrecer?

            Em geral essas respostas parecem simples e nos contentamos em olhar para os fatos, mas quando aprofundamos o entendimento delas, podemos observar melhor o comportamento e traçar as ações com maiores resultados. Além de adequar nossas expectativas para nosso bem estar.

            Mais do que querer entrar em um lindo vestido para festa da semana que vem, devemos querer nos sentir completos e com um peso que nos faça feliz para a vida. Portanto, comecemos cuidando de dentro para fora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *